Cinco escolas de Barra do Choça receberão salas mulfifuncionais para Educação Especial

Seis escolas da rede municipal de ensino de Barra do Choça receberam salas multifuncionais para a educação especial. Nelas serão instalados computadores, impressoras, móveis, jogos pedagógicos e outros equipamentos.

O projeto faz parte do Programa de Implantação de Salas de Recursos do Ministério da Educação e Secretaria da Educação Especial. A entrega do material, são mais de 40 itens, está prevista para 2010 e serão distribuídos em cinco unidades escolares que ainda não contam com esse serviço ou que necessitam de adequações e melhorias.

Educação Especial é uma modalidade de ensino que passa por todos os níveis, etapas de ensino, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os recursos e serviços e orienta sobre a utilização dos recursos no processo de ensino e aprendizagem nas salas comuns do ensino regular.

Os alunos atendidos na Sala de Recursos Multifuncionais são aqueles que apresentam alguma necessidade educacional especial, temporária ou permanente. Entre eles estão os alunos com dificuldades acentuadas de aprendizagem ou limitações no processo de desenvolvimento que dificultam o acompanhamento das atividades curriculares, os alunos com dificuldades de comunicação e sinalização diferenciadas dos demais, os alunos que evidenciem altas habilidades/superdotação e que apresentem uma grande facilidade ou interesse em relação a algum tema ou grande criatividade ou talento específico.

Este programa do MEC tem alcance nacional e faz parte de uma ação de apoio aos sistemas de ensino na oferta de Atendimento Educacional Especializado aos alunos com necessidades educacionais especiais matriculados na rede de ensino público. “Ações como esta, disponibilizada pelo MEC, viabilizam a proposta municipal de educação inclusiva e de qualidade”, disse Marcos Viana, secretário municipal de educação.

ESCOLAS BENEFICIADAS:

Centro Educacional de Barra do Choça;

Escola Municipal Antonio Carlos Magalhães;

Escola Municipal Francisco Amorim;

Escola Municipal Teódulo Leite;

Escola Municipal João Batista Figueredo;

Escola Municipal São José

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *