Rede Wireless e Telefonia IP na Zona Rural

Na primeira semana do mês de abril, a Secretaria de Educação, através do Departamento de Tecnologia da Informação, restabeleceu o sinal da Rede Wireless (sem fio) em duas escolas na Zona Rural de Barra do Choça.

Além da conexão a Internet a Escola Municipal Josenildo Leite (Povoado Boa Vista) e o Centro Educacional Manoel Ramos (Região do Sossego) passaram a usufruir dos benefícios da telefonia IP (Ramais VoIP).

Estas escolas já haviam sido conectadas anteriormente, mas devido algumas mudanças de torres de transmissão, seus equipamentos ficaram inoperantes.

Segundo Danilo Alves, diretor do Departamento de Tecnologia da Informação, recentemente a Secretaria de Educação adquiriu novos equipamentos de rede sem fio, visando modernizar a infra-estrutura existente e expandir a rede wireless para atender outras comunidades da zona rural do município. “Estamos realizando estudos de viabilidade para implementação de pontos de acesso e ramais VoIP no Povoado Cafezal, no Cangussú e no Santo Antonio I”, acrescentou Danilo.

Em breve, também serão conectadas as creches e unidades do PETI destas localidades rurais. Estas ações correspondem à terceira etapa de construção da Rede Wireless.

Na primeira etapa, que teve início em 2009, foram conectadas as repartições públicas na sede do município, utilizando equipamentos que operam na freqüência de 5.8 GHz. Na época, alguns órgãos que já possuíam pontos de acesso sem fio que operavam na freqüência de 2.4 GHz, tiveram seus equipamentos substituídos. Isto foi necessário, para possibilitar a construção de uma rede mais robusta, confiável e menos suscetível a interferências.

Em uma segunda etapa, foram conectadas as escolas, a creche, o telecentro e o centro administrativo do Distrito de Barra Nova

Barra do Choça Digital

Atualmente, 36 unidades públicas, que incluem escolas, creches, almoxarifados, hospital, sede das secretarias e prefeitura, estão interligadas através da rede sem fio.

Essa integração é parte de um projeto maior, chamado Barra do Choça Digital, que inclui diversos outros subprojetos.

É importante destacar que o Projeto Barra do Choça Digital está sendo viabilizado com recursos próprios das secretarias envolvidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *