Secretaria de Educação realiza a Jornada Pedagógica de Barra do Choça

DSC_0226

Novos diretores e vice-diretores tomaram posse durante a cerimônia de abertura da Jornada Pedagógica

Retomar as relações de vínculos entre alunos, professores e a instituição escolar, tornando-a uma “Escola Significativa”. Esse é o principal objetivo da Jornada Pedagógica 2014 da rede municipal de ensino de Barra do Choça que está sendo realizada entre os dias 14 e 19 deste mês.
Na sexta-feira, 14, foi realizada a cerimônia de abertura, que contou com a presença do prefeito Oberdam Rocha, do secretário de educação Ricardo Amorim, do representante da Câmara de Vereadores Paulo de Jesus Rocha, dentre outras autoridades.
No evento foram empossados os novos diretores e vice-diretores das escolas municipais, eleitos no processo democrático realizado em dezembro de 2013. Os novos gestores assumem o mandato de dois anos.

DSC_0107

O secretário Ricardo Amorim deu as boas vindas a todos, destacando a importância do trabalho realizado pelos diretores, vice-diretores, coordenadores, educadores e demais profissionais

O secretário Ricardo Amorim deu as boas vindas a todos, destacando a importância do trabalho realizado pelos diretores, vice-diretores, coordenadores, educadores e demais profissionais, para que o sucesso da educação no município se efetive.
O gestor também abordou as principais realizações da gestão nas diferentes áreas da educação. “Entre os anos de 2009 e 2013 foram aproximadamente R$ 16 milhões em recursos externos captados pela Secretaria Municipal de Educação e investidos diretamente em nosso município. Tudo isso, graças ao trabalho de toda a nossa equipe”, destacou o secretário.
Segundo o Secretário de Educação, Ricardo Amorim Gomes, durante o evento, os profissionais da educação da Rede Municipal de Ensino de Barra do Choça, estão discutindo sobre Currículo Escolar, Planejamento e Avaliação, entre outros temas, visando contribuir para a qualidade da educação. “O Núcleo Técnico Pedagógico da Secretaria de Educação está dando todo o suporte aos coordenadores e gestores da educação durante a Jornada Pedagógica”, concluiu.

DSC_0128

Prefeito Oberdam destacou a importância do trabalho dos gestores e demais educadores para a melhoria da educação

O prefeito Oberdam Rocha também deu as boas vindas aos profissionais da educação, enfatizando a importância do trabalho realizado pelos educadores de Barra do Choça e desejou sucesso aos novos gestores. “Agradeço a todos os diretores que deram a sua contribuição para a educação de Barra do Choça, e que agora estão saindo do cargo, e desejo a cada um dos novos diretores que estão tomando posse hoje que tenham muito sucesso nesta caminhada que se inicia. O trabalho realizado por cada um de vocês é fundamental para a nossa educação”, afirmou.

Professor Fábio Vilella destacou a Escola Significativa

Professor Fábio Vilella destacou a Escola Significativa

Após a cerimônia de abertura, o professor Fábio Villela, da UNESP de Presidente Prudente (SP), ministrou uma palestra intitulada: “Escola Significativa, retomando as relações de vínculos entre alunos, professores e a instituição escolar”. Em seguida, o cantor Evandro Correia encantou aos presentes com um show de voz e violão, no qual foram apresentados seus maiores sucessos, bem como grandes canções da MPB.

Confira a programação completa da Jornada Pedagógica:

CRONOGRAMA

1ºDIA -14/02/2014

17h00  Acolhimento

17h30 Abertura – Composição da mesa

18:00 Posse dos Gestores Escolares – Gestão 2014/2015

19h00 Palestra Magna: Fundamentos da Escola significativa

Fabio C. B. Villela – Doutor em psicanálise, professor da Unesp e autor de Edições Loyola, Fábio Villela propõe fundamentos para retomar as relações de vínculo entre alunos, professores e a instituição escolar.

A escola significativa tem como propósito fornecer as bases de uma pedagogia, cujo cerne é à constituição de uma escola interessante, desafiadora, acolhedora e significativa para o aluno, que permita superar um cenário tenso, de desinteresse e de desencanto tanto pela escola, como pelo aprendizado escolar, que tem caracterizado tão comumente as escolas de nosso país.

20h30 Coffee Break

21h00 Momento Cultural – Evandro Correia

 

2ºDIA -17/02/2014

08h00  Acolhimento

08h30 Abertura

09:00 apresentação dos Programas e Projetos da SEMED.

10:00 – Continuidade da Palestra Magna: Fundamentos da Escola significativa.

OBS: Os dias 17 (tarde), 18 de 19 de fevereiro os trabalhos serão desenvolvidos por etapa e ou modalidade da educação básica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *