Nova creche beneficia mais de 300 crianças do Conjunto Nova Esperança e Bairro Ouro Verde

03-04-2014-01-17-37

Um ambiente que enche os olhos de quem vê. Uma proposta grandiosa orçada em 1 milhão e 850 mil reais, com recursos do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE). Barra do Choça é um dos municípios da Bahia no qual a Educação Infantil tem recebido uma atenção especial. Por essa razão, já comemora a implantação de três unidades tipo B, da Proinfância. Vale lembrar que, dos mais de duzentos municípios contemplados com as creches, apenas vinte conseguiram tirar o projeto do papel.

A obra tem uma moderna estrutura, erguida no Conjunto Habitacional Nova Esperança. Já atende a mais de 320 crianças com idade entre seis meses e cinco anos, que moram em bairros afastados do centro e que necessitam de atenção nos sentidos pedagógicos, psicológicos e educacionais.

03-04-2014-01-17-54

São dez turmas da pré-escola, durante os turnos da manhã e tarde. Salas que atendem as crianças entre três e cinco anos possuem espaços bem estruturados com banheiros, chuveiros e até o cantinho do repouso. Todo material didático como módulos e brinquedos educativos é disponibilizado. Já os berçários são quatro e funcionam em tempo integral, das 07 da manhã até as 17hs, atendendo crianças a partir dos seis meses de vida.

O amplo local conta com pátio, refeitório, anfiteatro, área para a criança se expor ao sol, parque infantil, espaço para o cultivo de hortas, sala de leituras, sala de informática, sala para o aleitamento materno, banheiros adaptados para os portadores de necessidades especiais, móveis modernos, cantina, despensa, lavanderia com enxoval individualizado, bem como as toalhas de banho e mãos. O cardápio oferecido é elaborado por uma nutricionista que prioriza frutas e verduras diariamente durante a alimentação dos pequenos.

O Centro Municipal de Educação Infantil funciona com o apoio de mais de cinquenta funcionários, entre monitores, auxiliares de cantina, professores, diretora, coordenadores pedagógicos , merendeiras e os auxiliares administrativos e de serviços gerais. É uma equipe que recebe capacitação, por meio de profissionais ligados a Universidade Federal da Bahia-UFBA. Ou seja, existe uma proposta pedagógica devidamente colocada em prática, para que a criança se sinta acolhida e preparada para descobrir novos conhecimentos.

03-04-2014-01-18-13

O Secretário Municipal de educação, ressalta que a construção de mais uma unidade da Proinfância é uma grande conquista para o município, já que passa a atender uma demanda que estava fora da escola, pelo fato de não existirem espaços adequados. Segundo ele, embora seja recursos federais, se não fosse o esforço da Administração Municipal, não teria conseguido as três novas unidades. “Nós temos dados do próprio Proinfância que muitos municípios que foram agraciados ou não estão com o programa em andamento. Barra do Choça não se enquadra no perfil dessas cidades. Isso se dá em razão do empenho da equipe em não só buscar o recurso, mas também em fazer o monitoramento das ações”, conclui Ricardo Amorim.

03-04-2014-01-18-33

A coordenadora de educação Infantil do município Marta Maria, afirma que a educação básica é o alicerce para a formação do aluno e por isso deve ser tratada como prioridade: “Quando a gente vê uma estrutura como esta, nós educadores ficamos encantados porque isso aqui facilita o nosso trabalho e possibilita desenvolvermos atividades que são propostas pelo projeto. Hoje temos espaço físico todo adequado para receber nossas crianças”, finaliza a coordenadora.

03-04-2014-01-18-52

A inauguração da mais nova creche do município representa um momento histórico para a educação municipal, pois é na infância onde o caráter e a personalidade são construídas. A diretora do Centro Educacional Suziane Alves, destaca o respeito que o município tem para com a educação e acrescenta: “O município de Barra do Choça vem obedecendo um direito de todos, constituído por lei que é garantir uma educação plena e de qualidade”, diz a diretora.

A secretaria de educação informou também que 25% dos recursos que serão investidos para a construção da outra creche, já estão em caixa. A obra deve começar em abril e será construída no bairro Ouro Verde (terreno da antiga Serraria), beneficiando crianças dos bairros Primavera, Bom Retiro e Centro da cidade.

Texto: Karine Carvalho – Fotos: Rosenilton Soares – ASCOM/PMBC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *