Semed lança sétima etapa do TOPA

topa 2

O lançamento da sétima fase do Programa Todos Pela Alfabetização (TOPA), foi realizado no auditório da secretaria municipal de educação, no último dia (14). O programa, idealizado pelo Governo do Estado, atua em Barra do Choça desde 2007 e até hoje, já conseguiu alfabetizar mais de 3 mil pessoas, entre jovens, adultos e idosos. De acordo com informações da coordenação do projeto, 65% dos alfabetizados residem em comunidades rurais.

Coordenador do TOPA em Barra do Choça Ivanilton Brito, explica as ações para o início do programa

Durante o lançamento, profissionais da Secretaria Municipal de Educação, tiveram o primeiro contato direto com os alfabetizadores, que receberam orientações, bem como participaram do primeiro planejamento das atividades, que serão desenvolvidas durante as aulas. 460 pessoas foram cadastradas no TOPA, as aulas começam hoje (22) e terão oito meses de duração.

Programa já alfabetizou mais de 3 mil pessoas em Barra do Choça

É importante dizer que, segundo o IBGE, a taxa de analfabetismo em Barra do Choça em 2000, era de 35.7%. Já em 2010, houve uma redução significativa no número de pessoas não alfabetizadas, a taxa caiu para 27.7%, esse percentual é equivalente a uma diferença de 6.877 pessoas.

De acordo com informações passadas por Ivanilton Brito, gestor local do TOPA, o bom desempenho do projeto em Barra do Choça, tem grande colaboração do município, porque mesmo se tratando de um programa estadual, a Secretaria Municipal de Educação, tem dado todo o apoio e suporte necessários para o TOPA funcionar bem na prática. “Hoje ainda temos uma demanda considerável que ainda não foi alfabetizada, mas estamos focando nesse público, para que possamos está melhorando ainda mais esses indicadores”, disse Ivanilton.

Texto: Karine Carvalho – Fotos: Rosenilton Soares – ASCOM/PMBC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *