Três novos ônibus integram frota do transporte escolar de Barra do Choça

Três novos ônibus foram adquiridos por meio do Projeto Caminhos da Escola para atender aos alunos da rede estadual e municipal na zona urbana e rural de Barra do Choça

Três novos ônibus foram adquiridos por meio do Projeto Caminhos da Escola para atender aos alunos da rede estadual e municipal na zona urbana e rural de Barra do Choça. Assim, a frota que era de 11 ônibus, sendo 9 do Caminho da Escola, passa a totalizar 14 veículos.

O Secretário de Educação Ricardo Amorim explica que o objetivo é ampliar o transporte escolar, melhorar o atendimento. “Hoje atendemos a praticamente 100% da demanda, mas queremos melhorar a qualidade do transporte e consequentemente reduzir custos porque à medida que você amplia a frota própria você reduz o gasto com transporte terceirizado”, avalia.

Para atender a atual demanda de alunos, o município conta hoje com 11 ônibus, um micro-ônibus, uma van, 98 vans de transporte terceirizado. Esses veículos são responsáveis pelo transporte dos alunos da rede municipal e estadual para as escolas rurais e urbanas. Todos os dias são transportados cerca de 5 mil estudantes, entre as diversas regiões do município.

Entre os novos veículos, o modelo Ore 4X4, que é um veículo reforçado, com capacidade para 30 alunos,  deve ser direcionado para a zona rural. Os outros dois, um Ore 2, com capacidade para 42 pessoas, e um O ore 3, que é o maior veículo do projeto e tem capacidade para transportar 59 pessoas, ainda não possuem rota de atendimento definidas.

"Além da redução de custos, outra preocupação da secretaria é também melhorar a qualidade do transporte escolar, já que sabemos que são veículos fabricados com esse intuito”, avalia Ricardo Amorim

Ricardo Amorim lembra que, por conta do processo eleitoral, os ônibus devem chegar no final desse semestre com utilização no início do próximo ano letivo. Ele ressalta a economia gerada e também destaca a melhoria no atendimento aos alunos. “Antes dessa aquisição já tínhamos reduzido em 25% a folha do transporte escolar terceirizado. Agora, com certeza, haverá ainda mais redução nos custos. Ainda estamos avaliando as rotas que eles irão fazer para calcular. Mas, outra preocupação da secretaria, além de reduzir custos, é também melhorar a qualidade do transporte escolar, já que sabemos que são veículos fabricados com esse intuito”, avalia.

Caminhos da escola – O Caminho da Escola é uma das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) do Governo Federal. O programa apóia a compra de veículos para o transporte escolar de alunos da educação básica que residem na zona rural, visando renovar a frota, dar segurança ao transporte de estudantes e reduzir os índices de evasão escolar nessas comunidades.

Ao todo o município já recebeu nove unidades dos ônibus do programa, completamente adaptados para o transporte escolar. Com as três novas unidades adquiridas, que em breve já passarão a compor a frota de veículos, aumenta a frota própria que atende aos estudantes do município. Esses números colocam Barra do Choça como um dos municípios de pequeno porte que mais recebeu ônibus em todo o estado, um total de 12 unidades. O município também adquiriu em junho de 2014 uma picape strada para ser utilizado pela equipe da Secretaria de Educação.

Texto: Aline Luz. Fotos: Rosenilton Soares. ASCOM/PMBC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *