Jornais Eco Kids e Eco Teens serão produzidos por estudantes de Barra do Choça

Na semana passada, ocorreu a primeira reunião para de implantação dos jornais em Barra do Choça. Estiveram presentes José Amorim, representando a Secretaria de Educação, o diretor da Escola Municipal Adelieta Ramalho, Petrônio Amorim, a articuladora do Centro Educacional de Barra do Choça – Extensão Primavera, Eliene Souza Lima, e a promotora de Justiça, Karina Gomes Cherubini.

Jornais informativos, produzidos por alunos, em linguagem acessível e que buscam fazer com que o estudante leia frequentemente sobre o meio ambiente e se torne um ator social de defesa dele. Essa é a definição dos jornais ambientais Eco Kids e Teens, voltados para alunos matriculados no Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II, respectivamente, de escolas públicas (municipal e estadual) e privada. O projeto conta com a parceria do Governo Municipal, do Ministério Público, dos Conselhos Municipais, da Diretoria Regional de Educação (Direc-20), entre outras instituições.

Após iniciativa bem sucedida nos municípios de Ilhéus e de Vitória da Conquista, estudantes de Barra do Choça serão os próximos a participarem e contribuírem com o projeto que, por meio da produção dos jornais “Eco Kids” e “Eco Teens”, trabalha a educação ambiental nas escolas públicas de forma leve e interdisciplinar. As escolas indicadas para a realização dos jornais foram a Escola Municipal Adelieta Ramalho e o Centro Educacional de Barra do Choça – Extensão Primavera.

Na semana passada, ocorreu a primeira reunião para de implantação dos jornais em Barra do Choça. Estiveram presentes José Amorim, representando a Secretaria de Educação, o diretor da Escola Municipal Adelieta Ramalho, Petrônio Amorim, a articuladora do Centro Educacional de Barra do Choça – Extensão Primavera, Eliene Souza Lima, e a promotora de Justiça, Karina Gomes Cherubini. O encontro foi no auditório da Rede de Atenção e da Defesa da Criança e do Adolescente, na Praça Tancredo Neves, em Vitória da Conquista.

A partir de agora, as escolas se reúnem com corpo docente e definem quais alunos e professores farão parte do projeto. Haverá nova reunião em setembro, depois dos Jogos Estudantis, para definir mais detalhes e a temática central dos jornais. No final de outubro as escolas precisam apresentar a boneca final do jornal, que devem ser impressos no começo de novembro.

O Jornal Eco Kids é voltado para alunos da faixa etária de até doze anos, matriculados no Fundamental I; o Eco Teens, para alunos do Fundamental II. O diferencial do jornal/informativo é que os próprios alunos são os autores e os leitores das matérias. Com a publicação, busca-se fazer com que o estudante leia frequentemente sobre o meio ambiente, em linguagem acessível, em produções voltadas para a sua faixa etária, com a possibilidade de ser leitor-autor, o que contribuirá para torná-lo mais um ator social de defesa do meio ambiente.

O conselho editorial dos jornais é composto pela Promotoria Regional de Meio Ambiente em Vitória da Conquista, Secretaria de Meio Ambiente (Semma), Secretaria Municipal de Educação, Direc 20, Conselho de Acompanhamento do Fundeb e Conselho Municipal de Meio Ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *