Audiência Pública leva discussão sobre água para escolas

20160613_094835

No dia 13 de junho comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente e para marcar a data foi realizada uma Audiência Pública com a temática “Uso da Água”. A plenária foi formada por alunos das escolas Josenildo Leite e Centro Educacional de Barra do Choça, os quais participam do projeto Eco Teens e Eco Kids.

20160613_094852Estiveram presentes: o prefeito municipal de Barra do Choça Oberdan Rocha, o secretário de Agricultura Eric Fabiano, o coordenador de Meio Ambiente Crésio Lima, o representante do Movimento Contra a Morte Permatura André Cairo, o presidente da Associação de Irrigantes Walter Félix, os vereadores Anaelton Freitas e Francisco Amorim, a coorndenadora do colégio Josenildo Leite ,Vera Perinato e o vice-diretor do Centro Educacional de Barra do Choça (Cebc) Saturnino Barbosa.

Segundo Eric Fabiano, o objetivo da audiência foi juntar diferentes autoridades para esclarecer alguns pontos sobre o uso da água, principalmente para os estudantes. “(O Objetivo foi) juntar todas as autoridades responsáveis para mostrar para os estudantes o que está realmente acontecendo, principalmente nas questões legais”, afirma.

Depois de quase seis meses sem precipitação, o presidente Walter Félix comemora a garoa que Barra do Choça recebeu nos últimos dois dias e aponta a importância de discutir o uso da água com os jovens. “Esses jovens aqui presentes só irão sobreviver no futuro se o meio ambiente for preservado, nossa situação atual já é crítica, por que nossos antepassados não tinha visão de meio ambiente”, completa.

20160613_102022

Para Saturnino Barbosa, o Centro Educacional de Barra do Choça (CEBC) sempre esteve e continua na vanguarda da discussão sobre a preservação do Meio Ambiente na cidade. “Temos que ter o cuidado de olhar pra Barra do Choça, que é conhecida como a caixa dágua da região, mas nunca teve um olhar preocupado do estado e da Embasa”, afirma.

Já a coordenadora Vera Perinato, diz que a audiência é muito importante para que ela e os alunos absorvam mais informações para reproduzir em suas comunidades. “De uma certa forma, estamos pensando alternativas diárias para evitar o alto consumo. Nós verificamos através das aulas de campo, e realmente há a necessidade de agirmos todos e mobilizarmos também os municípios vizinhos”, reflete.

20160613_100313

André Cairo, líder do Movimento Contra a Morte Prematura, diz que o equilíbrio da terra, depende do equilíbrio do homem e é enfático ao lembrar que existem leis no nosso país que deveriam garantir a preservação do meio ambiente.”Temos que despertar, temos que acordar para resolver os problemas, temos os direitos e deveres de resolvermos através de quem quer que seja”, afirma.

20160613_102132

O prefeito Oberdan lembrou que a formação de uma consciência cidadã baseada nos princípios ecológicos é fundamental para a evolução da discussão em torno do consumo da água na região. “A formação dessa consciência é fundamental. Nós tivemos uma felicidade de ter tido a parceria com  Ministerio Publico do Meio Ambiente, desde 2014, que vem somando esses valores, principalmente nos alunos”, lembra.

Fonte: www.barradochoca.com.br

Fotos: Jorge Amorim

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *