Departamento de Tecnologia aprimora atendimento ao usuário

O Departamento de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Barra do Choça iniciou neste mês de setembro a implantação do sistema de helpdesk e inventário Ocomon a fim de aprimorar o atendimento ao usuário e ter o devido controle do parque computacional existente.

O Ocomon foi criado em março de 2002 sob a visão de software opensource sob o  modelo GPL de licenciamento, utilizando tecnologias e ferrramentas livres para o seu desenvolvimento e manutenção. Sua utilização é baseada em dois módulos  principais:

* Módulo de Ocorrências;

* Módulo de inventário;

Tal sistema possibilitará benefícios como: Permitir a fomalização dos pedidos de suporte;

* Permitir a fomalização dos pedidos de suporte;

* Organizar o trabalho da equipe de TI;

* Oferecer um canal formal de comunicação e acompanhamento entre usuário e suporte;

* Mapear áreas de maior recorrência de problemas bem como sua origem (problemas de hardware, software, treinamento de usuário, etc);

* Permitir compilação de dados a respeito do trabalho realizado pelo suporte de TI;

* Obter relatórios diversos relacionados ao atendimento do setor de TI;

* Obter estatística geral e detalhada de todos os equipamentos existentes;

O objetivo do departamento é obter gradativamente o recebimento de demandas apenas pelo software Ocomon para assim ter um maior controle de volume, identificar os problemas mais constantes, definir de forma precisa o tempo necessário e o andamento da solicitação e evitar o risco de duplicação do serviço ou  mesmo esquecimento.

Outras vantagens possíveis pela utilização do Ocomon é que o usuário, além de realizar a abertura de chamados, pode acompanhar todo o andamento da solicitação, saber quem vai atendê-lo, qual a situação do pedido e até agendar dia e horário para o atendimento.

Fonte: www.lucasamorim.net.br

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