Programa Saúde na Escola – PSE

Através de uma parceria entre as Secretarias de Educação, Saúde e o Ministério da Educação, o município aderiu ao Programa Saúde na Escola – PSE. O Programa teve início no Ano Letivo de 2011, e irá atender a crianças, jovens e adolescentes matriculados na Rede Municipal de Ensino.

Oferecer atenção integral de prevenção, promoção e atenção à saúde de crianças, adolescentes e jovens do ensino básico público é o principal objetivo do Programa Saúde na Escola (PSE).

O PSE é uma iniciativa dos Ministérios da Saúde e da Educação, por meio de financiamento e fornecimento de materiais e equipamentos para as escolas e equipes de saúde.

O PSE também trabalha para integrar as redes de serviços do setor educação e do Sistema Único de Saúde nos territórios, com o fortalecimento e sustentação da articulação entre as escolas públicas e as unidades básicas / unidades de saúde da família, por meio da realização de ações dirigidas aos alunos.

Em Barra do Choça o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)/ 2007 de 2,5 e a cobertura da Estratégia Saúde da Família em 100% foram determinantes para a adesão do Município ao Programa Saúde na Escola (PSE).Em 2010, através da parceria entre Ministério da Saúde e Ministério da Educação será implantado o Programa Saúde na Escola (PSE) no Município. Até então a atuação dos técnicos de saúde na escola tem sido de forma pontual, não resultando

em um trabalho efetivo, capaz de estimular mudanças de hábitos que promova muma melhor qualidade de vida. Inicialmente o Projeto abrangerá 06 Escolas da rede publica básica, as quais estão localizadas em áreas cobertas pela Estratégia Saúde da Família. O Projeto propõe um conjunto integrado de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, que se inicia na escola e estende-se a família.

Objetivo Geral

Promover ações conjuntas através das Secretarias de Educação e Saúde, contribuindo assim, para a melhoria dos indicadores de saúde e educação das crianças e jovens matriculados nas escolas da rede pública básica.

Objetivos Específicos

1.- Reconhecer a necessidade do protagonismo juvenil, a fim de unir a juventude para construir metodologias de entretenimento evitando assim o desgaste da saúde juvenil;

2 – Identificar os principais problemas de saúde enfrentados pela população atendida pelo PSE;

3 – Identificar os principais temas a serem abordados nas escolas, de acordo com as necessidades identificadas;

4 – Propor estratégias para a abordagem dos principais problemas;

5.- Desenvolver atividades de promoção da saúde voltadas aos escolares, seus pais, comunidade da área abrangente;

6- Disponibilizar atendimento médico e odontológico aos escolares, pais e comunidade da área abrangente.

 

Publico Alvo

Alunos da Rede Publica Básica de Barra do Choça dos turnos Matutinos e Vespertinos contemplados com o Programa Saúde na Escola:

- Centro Educacional de Barra do Choça – Série: 6º e 8º Ano

- Escola Municipal Teodulo leite – Serie: 2º e 4º Ano

- Escola Municipal Adelieta Ramalho – Serie: 2º e 4º Ano

- Escola Municipal José Amorim (Barra Nova) – Serie: 2ºe 4º Ano

-Escola Municipal João Batista Figueiredo (Povoado Cafezal) – Serie: 2º, 4º, 6º e 8º Ano

-Escola Municipal Professor Josenildo Leite ( Boa Vista) – Serie: 2º, 4º, 6º e 8º Ano

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Secretaria Municipal de Educação - Rua Regis Pacheco,